A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de lançar o edital nº 06/2024, promovendo um Processo Seletivo Simplificado para formação de cadastro de reserva de tutores(as) para o Curso de Extensão em Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas. Este curso está alinhado à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e será oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), com duração de 120 horas.
Detalhes do Curso e Função do Tutor(a)
O curso visa à formação continuada de docentes e gestores da educação básica, com foco em práticas pedagógicas antirracistas e inclusivas. Os(as) tutores(as) terão papel crucial no suporte aos cursistas, mediando debates sobre raça, gênero e outras interseccionalidades, além de utilizar metodologias ativas e ferramentas digitais no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Quem pode se candidatar?
- Formação mínima exigida: Pedagogia ou Licenciatura com foco nas relações étnico-raciais.
- Experiência desejável: docência na educação básica e/ou em EaD.
- Será reservado 25% das vagas para ações afirmativas, contemplando pessoas autodeclaradas negras, pardas, indígenas, com deficiência, transgênero e travestis.
Inscrição e Etapas do Processo
As inscrições serão realizadas exclusivamente online, no período de 02/01/2025 a 20/01/2025, por meio de formulário disponível no site da UFPE (https://www.ufpe.br/ead/editais). A seleção ocorrerá em etapa única, baseada na análise de currículo.
Cronograma resumido
Inscrições: 02/01/2025 a 20/01/2025
Homologação das inscrições: 21/01/2025
Resultado final: 07/02/2025
Renumeração e Formação
Os tutores selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.100,00, conforme Portaria CAPES nº 309/2024. Além disso, participarão de um curso de formação antes de iniciar suas atividades.
Por que participar?
Essa é uma excelente oportunidade para educadores(as) que desejam contribuir ativamente na promoção da igualdade racial e fortalecer a educação quilombola no Brasil. Além disso, o processo valoriza a experiência profissional e o compromisso com práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.