Como usar as novas tecnologias na sala de aula? Trabalhando com textos no computador

Zevaldo Sousa
Professor de Informática do CESF


Eis a pergunta que muitos professores fazem para si e para seus pares. Uma pergunta mais que relevante e que precisa ser repensada constantemente, pois as novas tecnologias estão a cada ano cada vez mais novas. Os avanços tecnológicos estão rompendo barreiras e modificando a realidade da comunidade em que vivemos Se a televisão e o rádio influenciaram durante muito tempo as pessoas, imagine o poder da internet e das mídias sociais?

Neste primeiro momento, para responder a essa pergunta usarei apenas quatro arquivos: Textos, Imagem, Áudio e Video e com elas, poderemos traçar outros perfis em outras postagens, ou seja, esta não será uma resposta definitiva, nem muito menos será a primeira e única pois não temos o poder de transmitir métodos perfeitos, mas podemos lançar luz à essa pergunta obscura, o que poderá facilitar e muito a sua vida profissional.

Trabalhando com textos no computador e no celular

Escrever é muito importante no processo educacional. É fator essencial. Se o aluno não sabe escrever, ele não tem condições de continuar os seus estudos. Conhecemos muito bem o drama da realidade brasileira e não precisamos esconder. Além da letras ilegíveis, o estudante brasileiro, em sua maioria, não gosta de escrever nem ler um bom livro. Algumas estatísticas costumam afirmar que o brasileiro lê menos livros do que antes. Eu costumo discordar dessa opinião, até porque, num passado não muito distante, os livros eram poucos, para poucos e poucos sabiam ler e escrever. Com o avanço da política educacional em todo o país, uma mudança profunda começa a ser traçada. 

Hoje, por mais que os críticos falem, o estudante brasileiro está lendo cada vez mais, pode até ser pouco com relação à outros países (mas precisamos lembrar da tamanho continental deste nosso país), mas acredito que ele lê muito mais do antes, pois as redes sociais permitem a leitura rápida e dinâmica. Todavia, é importante ressaltar os exemplos encontrados nestas redes sociais. Além do uso constante do internetês (linguagem rápida da internet e das tecnologias móveis que abreviam as palavras para facilitar e agilizar uma conversa online), os erros de português são grosseiros. Se o professor não tiver atento a este problema nacional, não formará alunos que irão enfrentar essa nova realidade de forma crítica e consciente.

A proposta é o uso constante das ferramentas de escrita. Tanto em editores e processadores de texto (como o Word e o Writer), quanto nas redes sociais. Qualquer professor pode inovar utilizando destas ferramentas para incrementar a sua aula. 

Veja alguns exemplos:
1. O professor de língua portuguesa pode utilizar dos editores de texto para que o aluno possa aprender a escrever corretamente uma palavra; 
2. O professor de redação pode apresentar documentos além de ensinar os seus alunos a formatar um documento nos padrões da ABNT;
3. O professor de literatura pode apresentar textos literários e incentivar a produção, individual ou coletiva, dos alunos; 
4. O professor de língua inglesa e espanhola pode utilizar de aplicativos diversos para que o aluno compreender o uso adequado destas línguas; 
5. Os outros professores podem utilizar as mídias de múltiplas maneiras. Um debate ou uma discussão sobre determinado assunto em grupos nas redes sociais. Podem publicar textos e comentários em um blog da turma.
Além destas propostas de trabalho, outras podem ser trabalhadas, como a produção de histórias em quadrinhos online (HQ's) e a produção de mensagens virtuais através de emails. Pense que tudo isso pode ser feito através de computadores, celulares ou tablets e tudo dentro das normas da língua portuguesa. Aliás, essa deve ser uma das preocupações que estes professores devem ter. Eles devem utilizar corretamente a língua portuguesa nas mídias sociais. Se este professor é exemplo para seu aluno ao escrever corretamente um texto na internet, ele será um diferencial na vida deste estudante. Vale ressaltar que o professor deve incentivar seus alunos, sempre que possível, na utilização correta da língua portuguesa, até mesmo com os colegas em um momento de lazer. 


Tenho um costume: Lembro aos meus alunos que os vícios de hoje, podem ser os mesmos do futuro. Para que eles evitem problemas futuros, que a sociedade não tolera, ele (o aluno) deve deixar de praticar estes vícios na adolescência. Para isso, ele deve saber escolher bons exemplos, corrigir suas falhas e renovar a cada dia - como as novas tecnologias.

PROBLEMAS NA ESCOLA
Se você é professor e leu este artigo e está se perguntando como e onde pode trabalhar com estas novidades tecnológicas se a sua escola não oferece suporte, não tem ou não usa um laboratório de informática. Lembre-se que antes de realizar qualquer atividade é preciso traçar um perfil diagnóstico da turma, para poder preciso conhecer os limites e como eles resolvem problemas deste tipo. Para isso, cabe ao professor fazer algumas perguntas antes de iniciar qualquer projeto deste tipo. Se perceber que a turma tem acesso ou tem como resolver o problema da acessibilidade. Então tente!

Existem exemplos de professores que conseguiram autorização para realizar sua aula em uma lan house ou em um centro digital de cidadania. Pesquise e inove.

Bem, espero ter ajudado neste primeiro momento - Aproveite e leia a postagem sobre o trabalho com IMAGENS.

🗨️ Adoramos ouvir você!

💡 Compartilhe sua opinião sobre este conteúdo. Seu feedback é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar cada vez mais.

📣 O que achou? Tem algo a acrescentar?
Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa!

Postagem Anterior Próxima Postagem