Por Zevaldo Sousa
Professor de Informática
Hoje, nós escreveremos um pouco sobre o uso das imagens digitais no contexto escolar. É preciso muita atenção nesta postagem pois irei propor uma quebra de paradigmas. Pois, acredito que o uso do celular será de extrema importância no processo de aprendizagem do aluno.
De modo conceitual, as imagens podem ser de diversos tipos (Fotográficas, Desenhos, Gráficos, Pintura, Desenho, Gravura) seja como for, uma imagem na vida de um aluno, assim como na nossa vida, chama atenção. E por quê alguns professores evitam ao máximo trabalhar com elas?
A imagem é tudo no mundo digital. Atualmente, milhares de fotografias, desenhos, pinturas, gravuras são postadas todos os dias na internet e o celular é parte integrante neste processo. Quando entramos numa rede social, percebemos que as imagens são mais valorizadas que os textos. Para o ser humano, uma imagem muda tudo. O São Tomé Digital diz que "precisa ver para crer, por mais que tenha um photoshop".
Quando eu era estudante do ensino fundamental e médio, meus olhos brilhavam com os livros didáticos, principalmente, com aqueles que tinham bastante imagem e menos textos. Adorava ver os mapas, as imagens históricas, as pinturas dos grandes artistas e através delas, eu interpretava o mundo. Lembro também, que o professor não utilizava muito destes recursos. O ensino tradicional colocava, na maioria das vezes, o professor como supremo conhecedor da disciplina e o aluno como aquele que precisava receber e gravar todos aqueles dados que o professor havia transmitido. Existiam as matérias decorebas e as matérias que quebravam a cabeça de qualquer peão.
Seja como for, as imagens nunca foram bem trabalhadas na grande maioria das escolas e ainda não são. Como podemos aproveitar essas novas tecnologias em favor da educação?
Atualmente, existem mais celulares do que cidadãos no Brasil, é muito difícil um aluno do ensino médio não ter um celular, no ensino fundamental, a grande maioria também tem o seu aparelho móvel. Certamente, as estatísticas não são muito favoráveis quando chegamos na população mais pobre, que é a grande maioria neste imenso país. Vale lembrar que há inúmeras cidades no interior do país que não existe cobertura para celular. Mas isso não impede que a escola se prepare e cumpra as suas obrigações, visto que quando há profissionais comprometidos com a educação, sejam eles gestores, professores ou equipe técnica, essa história muda para melhor. O governo federal disponibiliza inúmeros recursos e a maior dificuldade ainda são os gestores públicos e os seus desvios de conduta.
Mas, deixaremos de lero-lero e vamos ao que interessa. Como podemos utilizar as imagens na sala de aula?
1 - As apresentações de slides podem ser um fator importante na utilização das imagens na sala de aula. Certamente, grande parte dos professores não dispõe de tempo ou não sabem utilizar programa do tipo, mas há diversos slides disponíveis na internet e que podem ser utilizados pelo professor, além disso, muitas editoras já estão disponibilizando slides no material didático do professor. É importante lembrar que o professor não precisa apresentar slides em todas as suas aulas. Há momentos em que é preciso uma boa conversa conceitual, outro em que há necessidade de exercitar o que aprendeu. Tudo é um questão de tempo e organização.
Quando eu era estudante do ensino fundamental e médio, meus olhos brilhavam com os livros didáticos, principalmente, com aqueles que tinham bastante imagem e menos textos. Adorava ver os mapas, as imagens históricas, as pinturas dos grandes artistas e através delas, eu interpretava o mundo. Lembro também, que o professor não utilizava muito destes recursos. O ensino tradicional colocava, na maioria das vezes, o professor como supremo conhecedor da disciplina e o aluno como aquele que precisava receber e gravar todos aqueles dados que o professor havia transmitido. Existiam as matérias decorebas e as matérias que quebravam a cabeça de qualquer peão.
Seja como for, as imagens nunca foram bem trabalhadas na grande maioria das escolas e ainda não são. Como podemos aproveitar essas novas tecnologias em favor da educação?
Atualmente, existem mais celulares do que cidadãos no Brasil, é muito difícil um aluno do ensino médio não ter um celular, no ensino fundamental, a grande maioria também tem o seu aparelho móvel. Certamente, as estatísticas não são muito favoráveis quando chegamos na população mais pobre, que é a grande maioria neste imenso país. Vale lembrar que há inúmeras cidades no interior do país que não existe cobertura para celular. Mas isso não impede que a escola se prepare e cumpra as suas obrigações, visto que quando há profissionais comprometidos com a educação, sejam eles gestores, professores ou equipe técnica, essa história muda para melhor. O governo federal disponibiliza inúmeros recursos e a maior dificuldade ainda são os gestores públicos e os seus desvios de conduta.
Mas, deixaremos de lero-lero e vamos ao que interessa. Como podemos utilizar as imagens na sala de aula?
1 - As apresentações de slides podem ser um fator importante na utilização das imagens na sala de aula. Certamente, grande parte dos professores não dispõe de tempo ou não sabem utilizar programa do tipo, mas há diversos slides disponíveis na internet e que podem ser utilizados pelo professor, além disso, muitas editoras já estão disponibilizando slides no material didático do professor. É importante lembrar que o professor não precisa apresentar slides em todas as suas aulas. Há momentos em que é preciso uma boa conversa conceitual, outro em que há necessidade de exercitar o que aprendeu. Tudo é um questão de tempo e organização.
2 - Além do professor, nos debates e apresentações de trabalho dos alunos, o professor pode solicitar fotografias e outras imagens com o objetivo de ilustrar e trazer mais informações acerca de determinado assunto.
3 - Outra ideia interessante é a produção de material fotográfico por parte dos alunos. O professor de história pode solicitar que os alunos tirem fotografias de pontos históricos da cidade, ou para evitar complicações ou muitas interrogações, pontos históricos ou marcos que estão no caminho da rota de passagem casa/escola do estudante. Já o professor de geografia pode solicitar fotografias com paisagens urbanas e rurais, além de questões ligadas ao relevo. A utilização de mapas também é muito importante. Utilizar os programas de mapas online é uma boa oportunidade de entender conceitos e conhecer a cidade com um outro olhar.
4 - A fotografia também pode fazer parte do trabalho de artes, das apresentações artísticas, dos trabalhos de redação e de língua estrangeira. Basta que o professor use a sua criatividade e aguce a criatividade dos seus alunos.
5 - A escola pode até montar um projeto interdisciplinar e criar um jornal escolar com uma produção exclusiva com textos selecionados na própria escola, escrito tanto por alunos quanto por professores, e as imagens fotográficas idem. Os alunos também vão gostar e até se sentir incentivados nas atividades esportivas, se este mesmo jornal dedicar uma parte aos eventos da escola e ao desempenho dos atletas com fotografias e textos.
6 - No mundo digital, há diversos aplicativos e ferramentas e se caso for interessante e todos estiverem de comum acordo, as fotografias podem ser publicadas em grupos da escola, nos murais, no site ou blog da escola e este fator poderá ser muito importante para a mudança de comportamento dos alunos.
É importante lembrar que o celular será importante aliada para que estes trabalhos obtenham sucesso. Com isso, é preciso que os professores estejam atentos para essas questões para que a tecnologia não seja uma inimiga e sim, um aliado claro e verdadeiro no aprendizado escolar.
Outras ideias podem e vão sendo incrementadas ao longo da nossa nova jornada. Ao longo deste ano, irei apresentar alguns aplicativos e ferramentas interessantes. Neste primeiro momento. Estou fazendo apenas uma reflexão.
Gostaria de finalizar esta postagem fazendo apenas uma pequena consideração acerca do plágio. Todos os professores devem estar de comum acordo no combate ao plágio. É preciso incentivar a criatividade dos estudantes. É preciso também, informar. Uma campanha sobre o plágio deve ser incrementada nas escolas de todo o Brasil para que os alunos entendam que ele se sentirá muito mais valorizado quando a sua produção for realmente sua.
Amanhã, escreveremos um pouco sobre a utilização do som no contexto escolar. Abraços.