WebGincana na Escola
Ideal para aulas geminadas ou para evento envolvendo toda a escola
Recomendação: Toda a escola com supervisão atenta do professor para os alunos do fundamental I
Metodologias aplicadas: Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Híbrido
O nosso terceiro e último exemplo será uma atividade elaborada com mais zelo e paciência, pois irá requerer mais tempo para os alunos e extrapolará os limites da sala de aula. Neste tipo de WebGincana, o professor poderá explorar toda a escola ou até a comunidade, se houver tal possibilidade. (Lembrando que é necessário autorização para a saída dos alunos da escola), permitindo que os alunos sejam inspirados pelo grande Sherlock Holmes.
Optaremos pelas perguntas do tipo resposta curta, parágrafo e upload de arquivo, pois exigiremos respostas do tipo texto, fotografias e vídeos. O que vai requerer maior tempo para elaboração das respostas, principalmente, porque espalharemos dicas e pistas tanto na plataforma que terá a pergunta motivadora da investigação quanto ao longo da escola e da comunidade buscando desenvolver a habilidade da resolução de problemas, a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe, a negociação, a cooperação, a responsabilidade, a cidadania, a determinação, o poder de tomada de decisões, dentre outras.
Esta atividade parece com a Aprendizagem Baseada em Problemas, pois temos uma pergunta motivadora, um desafio lançado, a investigação, a resolução do desafio, o feedback imediato, e problematização e nova resolução, se for o caso, pois o professor só liberará a próxima etapa se o aluno resolver o problema.
Nesta WebGincana, o professor precisará estar atento às mensagens privadas que receberá no celular. Rede social ideal para este tipo de atividade é o WhatsApp. O professor também precisará organizar todas as tarefas e links para evitar confusões. Assim que cada equipe completar determinada tarefa, o professor liberará via mensagem privada o link da próxima atividade. O contato pode ser presencial ou somente virtual, caberá a equipe a tomada desta decisão.
Quando realizo gincanas, gosto de mesclar todos os alunos da escola, evitando a competição por sala e permitindo que eles se integrem e conheçam os alunos de outras salas de aula. Para isso, realizava um sorteio no dia anterior a gincana e utilizava um sorteador eletrônico para que eles visualizassem o sorteio evitando confusões desnecessárias. Sempre reforçando aos alunos que é necessário união, colaboração e inclusão dos alunos menos habilidosos para haver uma aprendizagem significativa sendo essencial neste processo, provocando com isso, o senso de responsabilidade e cidadania.
PREMIAÇÃO e AVALIAÇÃO:
Por fim, gostaria de falar um pouco sobre estes dois conceitos importantíssimos e que serão cobrados por todos os atores da escola. Tanto a Direção e a Pedagogia, quanto os próprios alunos. Devido o fato da WebGincana estar sendo utilizada como recurso de aprendizagem, o professor deve premiar os alunos pelo seu esforço, pela aprendizagem, pela habilidade. Sendo assim, é importante criar medalhas diferentes visando contemplar o maior número de estudantes premiados de acordo com suas habilidade, valorizando-os pelo seu interesse intelectual.
As medalhas podem ser temáticas e caberá ao professor refletir qual será o impacto que ele deseja causar com esta premiação simbólica, mais significativa. Este processo de reflexão pode ser em conjunto com os alunos.
Com relação a avaliação, saliento que não é interessante dizer antecipadamente para os alunos que receberão XX pontos somente por participarem do processo. Para ser aprendizagem significativa, eles precisam querer aprender e toda metodologia gamificada trás consigo o conceito de participação voluntária como em todo jogo. É este o sentido que precisamos explorar. Se o aluno não quer participar da atividade, cabe ao professor respeitar, demonstrando para o aluno o quanto ele perderá com esta grandiosa troca de informações e conhecimento e elaborar uma atividade paralela para que o aluno possa estar tendo a oportunidade de prosseguir adquirindo conhecimento.
Lembrando: O conceito de personalização do ensino trás consigo justamente esta oportunidade. Se cada pessoa tem o seu modo e tempo de aprender, devemos aprender a respeitar o tempo e o modo de cada aluno.
Bem, se gostaram das ideias. Comentem, curtam nossa página e compartilhem com amigos e colegas.