WebGincana Gamificada na Sala de Aula

WebGincana Gamificada na Sala de Aula

Uma proposta de ensino híbrido gamificado utilizando a sala da aula invertida

Recomendação: Alunos do 4º ano ao ensino superior

Metodologias aplicadas: Gamificação, Ensino Híbrido (Sala de Aula Invertida)

O nosso segundo exemplo vai para aquele professor que deseja maior dinamismo em sala de aula visto que os alunos, em sua maioria, estão desmotivados em quase todas as aulas. Talvez, seja necessário algo que balance a turma e esta metodologia pode engajar alguns alunos a seu favor.

Sendo assim, a primeira coisa que devemos fazer é gamificar a sala de aula, e para isso, devemos conversar com nossos alunos permitindo que eles criem as etapas do jogo: De modo colaborativo, eles definirão a narrativa (que deve incorporar o assunto a ser trabalhado), os personagens que eles irão incorporar (se terão poder e/ou se irão evoluir), os pontos por acerto, os prêmios que podem ser medalhas criadas para tentar atingir as habilidades de cada aluno (neste momento, não se preocupe com o melhor aluno, mas com o máximo de aluno que você poderá incluir/engajar, e, por fim, as recompensas. Definido isso, vamos a segunda etapa do processo.

Defina que as atividades deverão ser criadas no Google Forms pelos próprios alunos, mas neste caso, você deixará livre para que eles se reorganizem permitindo tanto o trabalho individual como em equipe. Em todas as aulas da unidade letiva deve conter uma atividade desenvolvida pelos próprios alunos e este movimento permitirá que eles reflitam sobre o assunto trabalhado antes de cada tarefa. A missão de cada aluno/grupo organizador da próxima tarefa será disponibilizar material com o assunto trabalhado por eles para preparação prévia dos colegas, elaborar a atividade e exercício-problema a ser resolvido pelos colegas. Esta atividade deve ser realizada junto com o professor para que esteja dentro do seu planejamento. Será um trabalho árduo, necessitará de um tempo extra e poderá até ser cansativo, mas tenha certeza, dará bons frutos.

No dia da aula, você passará a ser o mediador do processo de ensino-aprendizagem e seus alunos serão os transmissores do conhecimento, debatendo, discutindo e realizando atividades e desafios propostos por eles mesmos aos seus colegas, em um clima de competição e colaboração que deve ser constantemente dosado e trabalhado pelo professor para evitar excessos. Os pontos, prêmios e recompensas devem surgir neste momento e podem ser de forma individual ou coletiva. É sempre bom criar um cartaz que deve ficar fixado na sala de aula permitindo que eles visualizem as suas vitórias e derrotas.

Não esqueça dos personagens: Peça para eles desenharem ou até criarem no computador seus próprios avatares que deverão ser colocados no cartaz. Aprenda com seus próprios alunos que cada um tem uma habilidade que deve ser valorizada visando estabelecer um laço de confiança (com limites, pois você é o professor) necessário para que você indique caminhos para ele melhorar em outras habilidades.

Não esqueça de anotar tudo o que for pertinente em cada aula: Não somente os pontos, premiações e recompensas, mais também os assuntos que foram melhor trabalhados, os assuntos que foram mais e menos discutidos, os assuntos que geraram mais dúvidas e que necessitam ser trabalhados de outra forma.

Lembre-se que nem todos os alunos terão habilidades e domínio do assunto trabalhado, por este motivo, elas precisam ser trabalhadas, sendo sua responsabilidade tanto estar preparado para dar continuidade a aula como a manutenção de clima positivo em sala de aula. Recomendo definir um tempo para cada atividade que pode ser entre 10 a 35 minutos e você poderá usar os 15 minutos finais para avaliação dos erros e acertos da atividade. Será muito bom colocar os alunos na posição de avaliadores, mas defina regras e critérios específicos para evitar conflitos extremos

A última parte será a avaliativa. Neste momento é preciso muita calma. Cada atividade deverá ser cuidadosamente analisada, evitando se ater somente nas pontuações obtidas pelos alunos, mas no desenvolvimento cognitivo, interpessoal e intrapessoal (competências do século XXI) de cada um e no que aprenderão.

Mas a escola que trabalho exige uma aplicação de prova? Não tem segredo, sua prova deve constar com os assuntos trabalhados pelos alunos em sala de aula e aí, caberá a você analisar suas anotações para elaborar questões que foram trabalhadas em sala de aula.


🗨️ Adoramos ouvir você!

💡 Compartilhe sua opinião sobre este conteúdo. Seu feedback é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar cada vez mais.

📣 O que achou? Tem algo a acrescentar?
Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa!

Postagem Anterior Próxima Postagem