Prof. Zevaldo Sousa
Você já ouviu falar sobre WebGincana? Não! Então vamos aprender um pouco sobre esta metodologia que pode ser usada tanto em sala de aula como com toda a escola!!
Como o próprio nome sugere, a WebGincana nada mais é que uma atividade metodológica ativa que visa transformar a sala de aula ou a escola num verdadeiro trem-bala de aprendizado. Para isso, iremos utilizar algumas metodologias ativas, como a Gamificação e o Ensino Híbrido dinamizando o processo de aprendizagem.
Caberá ao professor, mediador ou instrutor do processo de ensino desenhar todo o processo com intencionalidade pedagógica forte e envolvente para que todos os atores participem de forma muito mais colaborativa e recreativa do que competitiva tendo como objetivo principal promover a inclusão e por a prova as habilidades corporais e mentais dos participantes, integrando-os ao processo de aprendizagem e respeitando às suas individualidades.
Neste texto, iremos dar como exemplo, três formatos utilizando o GoogleForms como ferramenta principal que servirá de plataforma e uma rede social que servirá para transmissão e compartilhamento de dados e links necessários ao cumprimento das tarefas. Estes três formatos podem ser adaptados à sua realidade:
Vamos lá!!
1ª etapa: Sondagem e Planejamento
Como toda atividade educativa é necessário intencionalidade pedagógica o que requer reflexão e planejamento. Não adianta querer desenvolver uma WebGincana se houver planejamento. Para isso, realize uma sondagem rápida em sala de aula sobre conhecimentos digitais dos alunos; se estão integrados às redes sociais, neste caso o Facebook, mas pode ser outra rede social como o WhatsApp ou Twitter e outras informações que você acredita ser essencial no processo de construção desta atividade.
Lembre-se que para desenvolver esta WebGincana você necessitará de acesso à internet e dispositivos móveis.
Siga a tendência do BYOD (Bring your own device e significa "traga seu próprio dispositivo") e ensine aos seus alunos o quanto positivo pode ser o aprendizado utilizado a tecnologia.
2º etapa: Conhecer a plataforma Google Forms
É preciso também conhecer as ferramentas que você irá trabalhar. Nesta primeira gincana utilizaremos o Google Forms para o desenho da atividade e o Facebook para compartilhar o link. Todavia, existem diversos outros aplicativos de formulários e você pode desenhar sua atividade com outro aplicativo, se desejar.
1. WebGincana em Sala de Aula com produção de vídeo
Tempo previsto: Duas aulas
1ª aula: WebGincana (35 minutos + 15 minutos de discussão)
2ª aula: Debate conceitual e produção de vídeo em celular (curta)
Público: Alunos do 4º ano ao ensino superior
Metodologias aplicadas: Ensino Híbrido (Sala de Aula Invertida)
Nesta primeira WebGincana, você deve criar 10 perguntas do tipo resposta curta, múltipla escolha e lista suspensa no Google Forms, embaralhando as questões e dando feedback imediato (usando a opção de Teste).
Recomendação: Antecipe material de apoio para estudo em casa, invertendo a Sala de Aula.
Os alunos poderão se dividir em grupo e definir o nome da equipe. Não defina nota na WebGincana, pois a prioridade será o engajamento na aula, através de uma atividade diferenciada que envolverá pesquisa, colaboração, trabalho em equipe e debate ou brainstorming (tempestade de ideias) com pergunta motivadora ao final da WebGincana, visando a criação e produção de vídeo que deverá ser postado no grupo da sala de aula criado no Facebook ou WhatsApp. Este vídeo deverá ser provocativo, afinal de contas, o debate não pode ser encerrado com a atividade.
Recomendo: Que as perguntas estejam dentro do assunto e do material de apoio que disponibilizou para o aluno, mas que sejam instigadoras e que necessitem de reflexão, busca pela internet, podendo conter conceitos implícitos ou assuntos correlacionados que não estavam inclusos no material de apoio, visando provocar a habilidade investigativa, o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a interpretação, o trabalho em equipe, a resolução de problemas, dentre outras.
Para este tipo de atividade, recomendo assuntos que merecem debate intenso de ideias e conceitos o que poderá ser o agente motivador da produção final avaliativa. Esta sim, deverá ser pontuada e caberá ao professor analisar se o assunto/conceito trabalhado foi realmente assimilado pelos alunos.
Se você não quiser fazer a etapa de produção de vídeo, poderá adaptar a sua realidade, modificando para outro tipo de produção: como a poesia, redação, fotografia, pintura, o que desejar ou simplesmente utilizar a primeira etapa como avaliativa.
Todavia, mais uma vez recomendo antecipar os conceitos ou material para que os alunos tenham a oportunidade de serem avaliados pelo que aprenderam e não pela pontuação obtida na tarefa que é uma competição colaborativa. Sendo assim, é importante fazer uma sondagem antecipada sobre o assunto antes da aplicação da WebGincana e durante a tarefa você deve ficar atento se eles estão desenvolvendo as competências que você deseja que desenvolvam.
Se você fizer perguntas experimentais, ou seja, de cunho investigativo visando desenvolver alguma habilidade, evite pontuar, mas se mesmo assim, desejar avaliar os alunos, avalie pela motivação na buscar pelo conhecimento e pela habilidade desenvolvida. Pode ser mais difícil, mas acreditamos ser o mais coerente frente aos desafios lançados: Recomendo conhecer o Desafio Nacional Acadêmico (DNA), que todo ano acontece e é uma ótima forma de conhecimento experimental. Na plataforma tem exemplo de atividades.
Se você não tem acesso a internet, acesso limitado ou deseja trabalhar com alunos menores que não disponibilizam de tais ferramentas, recomendo a produção de fichas com as perguntas norteadoras. O importante é mobilizar a sala de aula na busca pelo conhecimento. Lembre de adaptar todas as etapas do processo.