Como identificar e combater fake news e desinformação na internet?

Já aconteceu com você de ler algo impressionante na internet e, sem pensar muito, compartilhar com outras pessoas? Boatos, também conhecidos como fake news, são extremamente comuns e podem causar desinformação, fraudes e até manipular opiniões. Hoje, vamos conversar sobre como identificar e combater boatos de forma prática!

Por que combater fake news é tão importante?

Os boatos podem parecer inofensivos, mas eles têm o poder de enganar, influenciar e até prejudicar. Por exemplo, uma notícia falsa sobre saúde pode levar pessoas a tomarem decisões perigosas, enquanto um boato financeiro pode resultar em golpes e prejuízos.

Como identificar um fake news ?

  1. Cuidado com títulos sensacionalistas:

    • Boatos frequentemente usam títulos alarmistas ou emocionais para chamar atenção. Pesquise as palavras do título para verificar se outras fontes confiáveis estão noticiando o mesmo.

  2. Cheque as fontes:

    • Notícias sem fonte ou que citam fontes desconhecidas devem ser vistas com desconfiança. Confirme se o autor é confiável e se a fonte oficial publicou a informação.

  3. Preste atenção à data:

    • Muitos boatos usam informações antigas fora de contexto como se fossem recentes. Sempre confira se a data faz sentido com os eventos descritos.

  4. Analise imagens e vídeos:

    • Verifique se imagens foram manipuladas ou usadas fora de contexto. Ferramentas de busca reversa podem ajudar a encontrar a origem de fotos ou vídeos.

  5. Use agências de checagem:

    • Existem sites especializados em verificar a veracidade de notícias, como Aos Fatos e Lupa.

O que fazer ao encontrar uma fake news em uma notícia?

  1. O que fazer ao encontrar um boato?

    • Não compartilhe sem verificar: Na dúvida, é melhor não repassar a informação. Reflita se é algo que realmente merece ser compartilhado.
  1. Informe amigos e familiares:

    • Explique que a notícia é falsa e compartilhe fontes confiáveis para esclarecer.

  2. Denuncie contas falsas:

    • Perfis e contas que espalham boatos podem ser denunciados nas redes sociais.

  3. Busque informações em múltiplas fontes:

    • Confirmar a notícia em diferentes meios ajuda a evitar enganos.

Exemplo prático

Imagine que você receba uma mensagem no WhatsApp afirmando que uma vacina foi retirada do mercado por causar problemas graves. Antes de compartilhar, você:

  • Verifica se o Ministério da Saúde ou organizações de saúde divulgaram algo.

  • Busca pela informação em portais confiáveis.

  • Checa agências de checagem.

Ao descobrir que é um boato, você pode alertar o remetente e interromper a propagação.

Incentivo ao aprendizado

Quer aprender mais sobre como identificar e combater boatos? O CERT.br disponibiliza um fascículo gratuito com dicas valiosas sobre este tema. Acesse: https://cartilha.cert.br/fasciculos/.

Créditos: Este conteúdo foi inspirado no fascículo "Boatos" da Cartilha de Segurança para Internet, produzido pelo CERT.br.





2 Comentários

🗨️ Adoramos ouvir você!

💡 Compartilhe sua opinião sobre este conteúdo. Seu feedback é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar cada vez mais.

📣 O que achou? Tem algo a acrescentar?
Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa!

  1. o certo a se fazer ao encontrar fake news em um grupo é confirmar se aquela informação não é verdadeira mesmo e depois comunicar no grupo que aquela noticia é fake para que outras pessoas não continuem compartilhando e a situação acabe tomando um proporção maior.

    ResponderExcluir
  2. Por que combater fake News é tão importante ???????????
    No universo dos quadrinhos animados existem os vilões e os mocinhos; onde os vilões espalham a maldade e os mocinhos as combatem a todo custo. Podemos ver por essa ótica, mais dinâmica ao meu ver, e entender que nesse universo virtual totalmente online, somos, ou nos identificamos com aquilo que de certa forma consumimos, curtimos ou compartilhamos. Então, enquanto muitos proliferam maldades em forma de falsas informações, nós combatemos e evitamos ao máximo o caos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem