Tutorial: Como criar Mala Direta no Microsoft Word com lista de endereços?

Como referenciar este texto: Blog do Lab de Educador. Tutorial: Como criar Mala Direta no Microsoft Word com lista de endereços?. Zevaldo Sousa. Publicado em: 10/01/2024. Disponível em: <https://blog.labdeeducador.com.br/2025/01/tutorial-como-criar-mala-direta-no_10.html>. {codeBox}

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O que é a Mala Direta?

A Mala Direta é uma ferramenta do Microsoft Word que permite criar correspondências personalizadas, como cartas, etiquetas e e-mails, utilizando dados armazenados em uma planilha ou banco de dados. Essa funcionalidade é ideal para enviar informações específicas para diversos destinatários sem a necessidade de editar cada documento individualmente.{showAds}

Etapas para Criar uma Mala Direta com lista de endereços

1. Preparar os Dados dos Destinatários no Word

  • Abra o Microsoft Word;
  • Clique em Correspondências na Faixa de Opções;
  • Clique em Selecionar Destinatários e depois em Digitar uma Nova Lista
Clique em Correspondências > Selecionar Destinatários > Digitar uma Nova Lista

  • Crie uma Nova Lista de Endereços com as seguintes colunas:
    • Nome
    • Sobrenome
    • E-mail
    • Endereço
    • Bairro
    • Cidade
    • CEP
    • Outros campos relevantes para sua correspondência.
  • Para inserir novos nomes, basta clicar em Nova Entrada.
  • Para Excluir nomes existentes, clique no nome e depois em Excluir Entrada.
  • Use o botão para Localizar nomes em banco de dados extensos.
  • Personalize as Colunas, adicionando ou excluindo campos desnecessários. 
  • Clique em OK para finalizar.
  • O Word irá abrir a pasta Minhas Fontes de Dados.
  • Nomeie o Banco de dados e salve o arquivo como .mdb.
Após clicar em OK, o Word irá de direcionar para salvar este banco de dados na pasta Minhas Fontes de Dados.
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2. Iniciar a Mala Direta no Word

  • Abra o Microsoft Word.
  • Clique em Correspondências na Faixa de Opções.
  • Escolha Iniciar Mala Direta e selecione o tipo de documento desejado, como Cartas, Etiquetas ou E-mails.
Clique em Correspondências > Iniciar Mala Direta > Cartas

3. Criar modelo da carta

  • Escreva o modelo da carta ou use um modelo pronto do Word.
  • Dica: Use a IA para te ajudar em um modelo específico. Veja o exemplo que criamos usando o ChatGPT. 
  • Leia o texto criado e altere o que for necessário:
    • No exemplo abaixo, altere os campos Data, Horário, Endereço do evento, Seu nome, Contato, etc, pois eles serão fixos. 
    • Trechos de textos desnecessários e em excesso.
Inteligências Artificiais Generativas podem te auxiliar na escrita textual.
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4. Selecionar a Lista de Destinatários

  • Clique em Selecionar Destinatários e escolha Usar uma Lista Existente.
  • Ao abrir a pasta Minhas fontes de dados, localize e selecione o Banco de Dados criado.
  • Confirme os campos importados.
Clique em Selecionar destinatários > Usar uma Lista Existente > Selecione o arquivo do Excel


Selecione o Banco de Dados criado e clique em Abrir

5. Inserir os Campos de Mesclagem

  • Primeiro, posicione o cursor no documento onde deseja inserir as informações personalizadas ou selecione o texto, conforme a imagem.
  • Depois, clique em Inserir Campo de Mesclagem e escolha os campos, como Nome, Endereço, etc. Veja o exemplo:
Seleciona o [Nome] > Inserir Campo de Mesclagem > Nome

No exemplo: [Nome] passou a ser «Nome»
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6. Visualizar os Resultados

  • Clique em Visualizar Resultados para ver como os dados serão inseridos nos documentos.
  • Use as setas para navegar entre os registros.
Ao clicar nas setas, os campos da Mala Direta irão ser alterados.

7. Finalizar e Imprimir

  • Clique em Concluir e Mesclar e escolha Imprimir Documentos ou Enviar Mensagens de E-mail para finalizar o processo.
  • Para enviar por e-mail, você precisa inserir os endereços de e-mails na planilha do Excel e estar com sua conta Microsoft conectada.
Escolha a opção imprima documentos


Defina a quantidade de registros.


Imprima em PDF ou diretamente na sua impressora
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  • OBSERVAÇÃO: Ao imprimir em PDF, todas as cartas estarão unidas. Use o IlovePDF para separa os documentos.

Extra:

  • Use a Linha de Saudação e o Bloco de Endereços
Use a linha de saudação para inserir uma linha personalizada com o campo nome e sobrenome

Use o bloco de endereços para inserir todos os dados do endereço que estão presentes no Banco de Dados ou Planilha.
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Dicas Adicionais

  • Formatação: Ajuste o layout e a formatação do documento antes de iniciar a mesclagem.
  • Filtrar e Classificar: Utilize as opções de Editar Lista de Destinatários para filtrar registros específicos ou reordená-los.
  • Testar Antes: Sempre visualize os resultados antes de imprimir ou enviar os documentos finais.
Com informações da Microsoft.

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