No ensino fundamental, os jogos podem ser utilizados para consolidar conteúdos de forma interativa. Conforme Vygotsky (1984), o aprendizado ocorre de maneira mais eficaz quando há interação social, e os jogos colaborativos favorecem essa dinâmica, promovendo a troca de conhecimentos entre os estudantes. Jogos de tabuleiro, desafios matemáticos e atividades gamificadas digitais tornam-se aliados importantes para a aprendizagem.
Já no ensino médio, os jogos continuam sendo uma estratégia poderosa para engajar os alunos, especialmente na revisão de conteúdos. Jogos de quiz, escape rooms educacionais e simulações são exemplos de como a gamificação pode tornar a aprendizagem mais atrativa. De acordo com Prensky (2001), os jovens da geração digital aprendem de forma diferente e exigem estratégias pedagógicas inovadoras, que envolvam desafios e recompensas.
Nessa fase, o professor pode organizar os alunos em grupos para que criem jogos relacionados às disciplinas em estudo, utilizando essa estratégia como uma forma dinâmica de revisão dos conteúdos. Essa abordagem estimula o protagonismo e o trabalho em equipe, além de permitir que os estudantes testem suas criações em sala de aula. Dessa forma, o feedback obtido durante a atividade contribui para o aprimoramento dos jogos e amplia o aprendizado de todos os envolvidos.
Clique no link para ver uma atividade diferente que pode dar bons resultados: https://drive.google.com/file/d/1NKknlKhPccjzpB_sxSaREI6Sa36gV7-a/view?usp=sharing
PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.