Tutorial: Como criar uma Tabela no Excel?

Resumo: Uma tabela facilita a organização e o gerenciamento de grandes volumes de informações de forma visualmente clara e estruturada. Neste tutorial, você aprenderá a criar e formatar uma tabela.{alertInfo}

Como referenciar este texto: Blog do Lab de Educador. Tutorial: Como criar uma Tabela no Excel?. Zevaldo Sousa. Publicado em: 29/01/2025. Link da Postagem: https://blog.labdeeducador.com.br/2025/01/tutorial-como-criar-uma-tabela-no-excel.html. {codeBox}
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Vantagens de utilizar Tabelas no Excel

A criação e a formatação de dados como tabelas no Excel oferecem uma série de benefícios importantes. Uma tabela facilita a organização e o gerenciamento de grandes volumes de informações de forma visualmente clara e estruturada. Além disso, as tabelas permitem o uso rápido de recursos como filtros, ordenações e formatações automáticas. Elas também se ajustam automaticamente ao adicionar novos dados, mantendo a integridade e a consistência do conjunto de informações. A utilização de tabelas facilita a análise de dados, promove a colaboração e garante maior eficiência em tarefas do dia a dia.

Exercite usando esta planilha

1. Criando uma Tabela Simples

Passo 1: Abrir o Excel

  • Abra o Microsoft Excel no seu computador.
  • Clique em Pasta de Trabalho em Branco para iniciar um novo documento.

Passo 2: Inserir os Dados

  • Digite os dados em colunas e linhas conforme necessário. Exemplo:

Passo 3: Selecionar os Dados

1. Clique e arraste o mouse sobre os dados que deseja transformar em uma tabela.
    Certifique-se de incluir os cabeçalhos (títulos das colunas) na seleção.

2. Vá até a guia Inserir na barra de ferramentas superior.

3. Clique no botão Tabela.


4. Uma janela chamada Criar Tabela aparecerá. Certifique-se de que a opção A tabela tem cabeçalhos esteja marcada e clique em OK.

Passo 5: Aplicar Estilos à Tabela

1. Selecione a tabela, 

2. Clique em Design da Tabela.

3. Clique um Estilo de Tabela na seção Estilos de Tabela.

4. Altere o estilo da tabela
     Você pode alternar opções como Linhas em Tiras, Primeira Coluna em Negrito, etc.


2. Adicionando e Editando Dados na Tabela

Adicionar Novos Dados

Para adicionar novos dados à tabela, basta digitar na linha logo abaixo da última linha da tabela. O Excel ajustará automaticamente a formatação.


Excluir uma Linha ou Coluna

  • Clique com o botão direito na célula dentro da linha ou coluna que deseja excluir.
  • Selecione Excluir → Linha Inteira ou Coluna Inteira.


3. Usando Filtros e Classificação

Aplicar Filtros

  • Clique na seta ao lado do cabeçalho de qualquer coluna.
  • Escolha um critério de filtragem (exemplo: apenas moradores de Manaus).
  • O Excel ocultará as linhas que não atendem ao critério.

Classificar Dados

  • Clique na seta ao lado do cabeçalho de uma coluna.
  • Escolha Classificar de A a Z (crescente) ou Classificar de Z a A (decrescente).

4. Convertendo a Tabela de Volta para um Intervalo de Dados

  • Selecione a tabela.
  • Vá até a guia Design da Tabela.
  • Clique em Converter em Intervalo e confirme.


Agora você sabe como criar, personalizar e utilizar tabelas no Excel!

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