📌 Objetivo: Desenvolver a habilidade de formular perguntas pertinentes,
adaptar a linguagem ao contexto comunicativo e registrar informações de maneira
clara e organizada.
⏳ Tempo estimado: 3 períodos
🔹 Passo a passo
1️⃣ Abertura – Explique as características do gênero entrevista
(objetividade, estrutura, uso da linguagem oral e escrita, função informativa e opinativa).
Apresente exemplos breves de entrevistas famosas, destacando diferentes propósitos
(jornalísticas, culturais, de entretenimento, etc.).
2️⃣ Missão Secreta – Divida a turma em duplas ou trios.
Cada grupo receberá um papel com um tema oculto
(ex: infância, desafios profissionais, hobbies inesperados,
adaptar a linguagem ao contexto comunicativo e registrar informações de maneira
clara e organizada.
⏳ Tempo estimado: 3 períodos
🔹 Passo a passo
1️⃣ Abertura – Explique as características do gênero entrevista
(objetividade, estrutura, uso da linguagem oral e escrita, função informativa e opinativa).
Apresente exemplos breves de entrevistas famosas, destacando diferentes propósitos
(jornalísticas, culturais, de entretenimento, etc.).
2️⃣ Missão Secreta – Divida a turma em duplas ou trios.
Cada grupo receberá um papel com um tema oculto
(ex: infância, desafios profissionais, hobbies inesperados,
experiências marcantes, paixões desconhecidas).
O desafio é conduzir uma entrevista para descobrir uma história
surpreendente do entrevistado sobre esse tema.
1️ "Um dia inesquecível" – O entrevistado compartilha um momento
marcante da vida, seja positivo ou desafiador.
2️ "Se eu pudesse voltar no tempo..." – Explora arrependimentos,
aprendizados ou momentos que a pessoa gostaria de reviver.
3️"Por trás das telas" – Discute a relação do entrevistado com redes sociais,
tecnologia e como isso impacta sua vida real.
4️ "Meu talento escondido" – Descobre habilidades inesperadas
que a pessoa tem, mas que poucos conhecem.
5️ "Superando desafios" – Investiga dificuldades enfrentadas
pelo entrevistado e como ele conseguiu superá-las.
6️ "Se eu fosse presidente por um dia..." – Explora as mudanças que a
pessoa faria se tivesse poder para transformar algo na sociedade.
7️ "Minha maior inspiração" – Destaca alguém que influenciou a vida do
entrevistado e por quê.
8️ "Teorias malucas e crenças curiosas" – Pergunta sobre superstições,
teorias da conspiração ou crenças inusitadas que a pessoa já ouviu ou acredita.
3️⃣ Preparação das Perguntas – Os alunos elaboram um roteiro com pelo menos
dez perguntas abertas, adaptadas ao tema.
Oriente-os a evitar perguntas muito genéricas e a buscar profundidade nas respostas.
4️⃣ Entrevista – Os alunos se revezam entrevistando uns aos outros
e registram as respostas.
Para tornar mais dinâmico, pode-se gravar trechos em áudio ou vídeo
(se permitido pela escola).
5️⃣ Produção do Texto – Cada grupo organiza as respostas em formato
de entrevista escrita, seguindo a estrutura padrão
(introdução do entrevistado, perguntas e respostas, encerramento).
6️⃣ Compartilhamento e Reflexão – Os alunos compartilham suas entrevistas,
destacando curiosidades descobertas.
Promova uma conversa sobre a importância da escuta ativa e
da formulação de boas perguntas.
🎯 Bônus: As melhores entrevistas podem ser publicadas
em um mural da escola, no site da turma ou transformadas em podcast!
O desafio é conduzir uma entrevista para descobrir uma história
surpreendente do entrevistado sobre esse tema.
1️ "Um dia inesquecível" – O entrevistado compartilha um momento
marcante da vida, seja positivo ou desafiador.
2️ "Se eu pudesse voltar no tempo..." – Explora arrependimentos,
aprendizados ou momentos que a pessoa gostaria de reviver.
3️"Por trás das telas" – Discute a relação do entrevistado com redes sociais,
tecnologia e como isso impacta sua vida real.
4️ "Meu talento escondido" – Descobre habilidades inesperadas
que a pessoa tem, mas que poucos conhecem.
5️ "Superando desafios" – Investiga dificuldades enfrentadas
pelo entrevistado e como ele conseguiu superá-las.
6️ "Se eu fosse presidente por um dia..." – Explora as mudanças que a
pessoa faria se tivesse poder para transformar algo na sociedade.
7️ "Minha maior inspiração" – Destaca alguém que influenciou a vida do
entrevistado e por quê.
8️ "Teorias malucas e crenças curiosas" – Pergunta sobre superstições,
teorias da conspiração ou crenças inusitadas que a pessoa já ouviu ou acredita.
3️⃣ Preparação das Perguntas – Os alunos elaboram um roteiro com pelo menos
dez perguntas abertas, adaptadas ao tema.
Oriente-os a evitar perguntas muito genéricas e a buscar profundidade nas respostas.
4️⃣ Entrevista – Os alunos se revezam entrevistando uns aos outros
e registram as respostas.
Para tornar mais dinâmico, pode-se gravar trechos em áudio ou vídeo
(se permitido pela escola).
5️⃣ Produção do Texto – Cada grupo organiza as respostas em formato
de entrevista escrita, seguindo a estrutura padrão
(introdução do entrevistado, perguntas e respostas, encerramento).
6️⃣ Compartilhamento e Reflexão – Os alunos compartilham suas entrevistas,
destacando curiosidades descobertas.
Promova uma conversa sobre a importância da escuta ativa e
da formulação de boas perguntas.
🎯 Bônus: As melhores entrevistas podem ser publicadas
em um mural da escola, no site da turma ou transformadas em podcast!