MEC consulta professores de matemática para melhorar a qualidade do ensino

O Ministério da Educação (MEC) lançou a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, uma pesquisa online que permitirá que cerca de 600 mil educadores da rede pública de ensino básico e da educação profissional e tecnológica de todo o Brasil compartilhem suas experiências e sugestões até a próxima sexta-feira (28).

O objetivo da iniciativa é coletar informações que possam aprimorar as práticas pedagógicas e, consequentemente, a aprendizagem em matemática, a partir das necessidades e demandas identificadas pelos próprios docentes.

Além de buscar informações, a pesquisa visa valorizar a voz dos educadores na formulação de políticas públicas voltadas para o ensino da matemática.

O MEC disponibilizou um Guia da Escuta Nacional, que orienta os professores sobre como participar dessa mobilização crucial para garantir um aprendizado efetivo da matemática entre os alunos.

Os professores podem responder ao questionário de maneira autônoma e anônima, sendo necessário preencher todas as etapas para que suas respostas sejam consideradas válidas.

A pesquisa abrange diversos aspectos, como o perfil dos educadores, suas crenças e atitudes, formação, trajetória profissional, clima escolar e práticas pedagógicas.

Os participantes são incentivados a refletir sobre suas experiências de acordo com os contextos de ensino nos quais atuam.

É importante destacar que a Escuta Nacional já recebeu contribuições de profissionais de educação de mais de 2.060 municípios em todas as 27 unidades federativas do país, revelando um engajamento significativo da classe docente.

Desempenho do Brasil em Matemática é Preocupante 

Os resultados de avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, revelam que o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking de aprendizagem em matemática, entre 81 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Além disso, o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) de 2023 aponta que 51% dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não alcançam o nível básico de compreensão em matemática, incapazes de realizar operações simples como somar e subtrair.

Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 são ainda mais alarmantes: apenas 37% dos estudantes do 5º ano atingem o nível esperado na disciplina, e essa porcentagem diminui para 15% no 9º ano, com apenas 5% dos alunos concluindo o ensino médio com uma aprendizagem adequada em matemática.

Esses números ressaltam a urgência de iniciativas como a Escuta Nacional, que busca não apenas ouvir, mas também incorporar as vozes dos professores na construção de um futuro educacional mais sólido e eficiente.

A participação dos educadores nesse processo é fundamental para reverter a atual crise no aprendizado da matemática no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

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